  |
RADIO FAROL ABROLHOS
Os Militares que residem na Ilha de Santa Bárbara são os responsáveis pela operação e manutenção dos equipamentos que garantem a segurança da navegação nesta área, alem da segurança física desta Organização Militar.
Na Ilha de Santa Bárbara existem os seguintes equipamentos de auxilio à navegação.
a) FAROL - Consiste num auxilio visual para a navegação. Cada Farol possui características pré determinadas que ao serem reconhecidos pelo navegante, possibilitam posicionamento de sua embarcação em relação ao mesmo. O Farol de Abrolhos possui um alcance de 20 milhas náuticas e foi construído e inaugurado em 1861 durante o reinado de D.Pedro II, portanto completando 141 anos no presente ano de 2002.
b) RADIOFAROL - São estações transmissoras de sinais - rádio especiais, que permitem ao navegante a determinação da direção das embarcações em relação a estação, sendo mais um recurso para a determinação da posição no mar. |
c) RACON - Consiste num receptor - transmissor associado a uma marca de navegação fixa ( Código ), o qual, quando acionado por um radar, emite automaticamente um sinal característico que aparece no radar, permitindo ao navegante a identificação da estação transmissora e a determinação da distancia entre a embarcação e o mesmo.
d) DGPS - Consiste num método moderno de auxilio à navegação que utiliza sinais de satélites para o posicionamento das embarcações. Sua precisão e de aproximadamente 5 metros.
Além de operar os equipamentos citados acima, a guarnição da Ilha proporciona os seguintes apoios para as embarcações que se dirigem à Abrolhos e embarcações em alto mar.
- Apoio com informações meteorológicas utilizando-se de Estações de Coleta de Dados Meteorológicos existente na Ilha e Carta Sinótica / Meteoromarinha fornecidos pela DHN.
- Apoio SAR ( Busca e Salvamento ), auxiliando na busca e salvamento de pessoal quando em situações de perigo no mar, pois faz parte da rede de Estações de Busca e Salvamento da costa brasileira ( Costa Leste ).
- Apoio à embarcações avariadas.
- Apoio a Diretoria de Hidrografia e Navegação ( DHN ), com envio de dados meteorológicos , contribuindo para a confecção de Carta Sinótica do Atlântico Sul, de uso por todos os navegantes.
A guarnição da ilha permanece por um período mínimo de 02 anos quando então, poderá ser substituída.
É vedada aos turistas a visita e permanência à Ilha de Santa Bárbara por ser considerada área de Segurança Nacional, tendo em vista ser um posto avançado da Marinha em relação ao continente, fazendo-se necessário a presença de militares residindo na ilha. A Ilha de Santa Bárbara, onde está localizado o Radio Farol de Abrolhos é uma "Organização Militar " e só possui residência para os militares e seus dependentes, não existindo infra- estrutura para o recebimento de turistas. Alem disso, é uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente da ilha. Para desembarcar na Ilha de Santa Bárbara é necessário a autorização prévia do Comando do Segundo Distrito Naval com sede na cidade de Salvador-BA. As demais ilhas ( Redonda, Siriba, Sueste e Guarita ) são monitoradas pelo IBAMA. Onde a Siriba é a única que atualmente pode ser visitada com a supervisão dos fiscais.
Curiosidades:
O Farol foi fabricado pela fábrica de faróis francesa Barbier Bernard Turenne e construído pelos irmãos MIERS e MAYLOR
Carta Náutica: 1311 Fundeadouros de Abrolhos
Estrutura: Torre Cilíndrica Metálica
Altura Focal: 22 metros
Altitude do Foco: 60 metros
Alcance Geográfico: 60 milhas
Alcance Luminoso: 51 Milhas
Característica: Lampejo Branco
Período: 06 segundos
Rotação Completa: 24 segundos
Intensidade Luminosa: 8034783 Candelas
Sistema Luminoso: Mistura AR + QUEROSENE. Em 19 de novembro de 1960, passou para eletrificação, trabalhando com Lâmpada Halogena 1000w de 220 volts através de geradores à diesel.
|
|